quarta-feira, 25 de junho de 2008

Seminário "Competitividade e Inovação na Rede Urbana Nacional - uma especialização funcional do território?"


Tradicionalmente, o papel das cidades estava centrado em questões como o urbanismo sustentável e os transportes. Mas novos paradigmas políticos obrigam as cidades a orientar-se para outros problemas, os quais surgiram em consequência da globalização e dizem respeito ao mundo laboral e à competitividade territorial. A especialização funcional como mecanismo de criação de territórios competitivos e geradores de emprego estável, pode ser uma solução. No caso específico de Moura, a promoção de um cluster regional na área do fotovoltaico e a inovação, têm sido as principais apostas, nelas se depositando esperanças em termos do futuro crescimento da cidade e do território envolvente.

Tendo em vista debater a temática "Competitividade e Inovação na Rede Urbana Nacional - que especialização funcional do território?" a Câmara Municipal de Moura vai levar a efeito, no próximo dia 4 de Julho, um seminário de aprofundamento da mesma e, simultaneamente, dar a conhecer o seu próprio processo de desenvolvimento.

O evento, dividido em duas partes, decorrerá nas instalações da MFS, a partir das 9,45 H. Um conjunto de 4 comunicações, seguido de uma visita à fábrica, estarão entre os principais momentos da manhã. Na parte da tarde, será promovida uma visita à Central Fotovoltaica de Amareleja (14,30 - 16,00 H) e, de seguida, a inauguração das instalações da "Lógica - Sociedade Gestora do Parque Tecnológico de Moura, EM".

Esta trata-se de uma óptima oportunidade para todos aqueles que têm mostrado interesse pelos projectos enunciados, mas as inscrições, apesar de grátis, serão limitadas e deverão ser confirmadas até ao próximo dia 2 de Julho.

Sem comentários: