quarta-feira, 5 de março de 2008

Cluster Eólico de Viana do Castelo e Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga

No âmbito da Rede ECOS pretende-se estudar um conjunto de projectos considerados exemplares a nível internacional. Entre esses casos encontram-se o Cluster Industrial Eólico de Viana do Castelo e o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga.

O Cluster Industrial Eólico é considerado como o projecto mais estruturante do tecido industrial nacional da última década, representando um investimento de 1700 Milhões de Euros, dos quais 161 Milhões para a componente industrial. O Cluster integra 29 empresas e um Pólo industrial de 5 fábricas em Viana do Castelo, onde se fará a produção integral de aerogeradores de última geração. No domínio da I&D e da tecnologia, destaque para a criação de um novo Centro de Formação profissional em Viana do Castelo, a construção de um Centro de I&D com universidades nacionais e a criação de um Fundo para a Inovação de 35 Milhões de Euros. Serão criados 1800 postos de trabalho, exportados 200 Milhões de Euros em equipamentos e reduzidas em 24 Milhões de Euros anuais as despesas com a compra de licenças de emissão (correspondentes a 1 milhão de toneladas de CO2 evitadas). Ao todo serão criados 48 novos Parques Eólicos por todo o país e gerados 5 Milhões de Euros / ano de novas receitas para os municípios (3,4 Milhões / ano para proprietários de terrenos).

O Laboratório Internacional de Nanotecnologia será construído numa área de (aproximadamente) 5 hectares a cerca de 500 m do Campus de Gualtar da Universidade do Minho. Será operado e gerido sob responsabilidade conjunta de Espanha e Portugal. Terá um carácter internacional e aberto à participação de instituições e especialistas de todo o mundo e almejará constituir-se como pólo internacional de excelência. Centrado nas áreas das Nanotecnologias e Nanociências, terá dimensão para acolher 200 investigadores recrutados a nível internacional. Contará com um investimento inicial de aproximadamente 30 Milhões de Euros, e um orçamento de gestão anual da mesma ordem de grandeza. Para a sua criação e implementação foram constituídos um Conselho Científico Internacional e uma Comissão Instaladora (que funciona como um Conselho de Administração).

A Equipa de técnicos ECOS promoverá nos próximos dias 11 e 12 de Março uma visita de reconhecimento e estabelecimento de contactos com alguns dos principais intervenientes de ambos os projectos nas cidades de Viana do Castelo e de Braga.

Para mais informações sobre as temáticas deste post, poderão ser consultadas as seguintes fontes: portal do Governo Português e “notícias EDP”.

Os parceiros da Rede ou outros que pretenderem integrar a Missão Técnica poderão manifestar aqui essa intenção/inscrição.

Sem comentários: