terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Projecto “SURGE” - Simple Underwater Renewable Generation of Eletricity (Produção de energia renovável debaixo de água)




A câmara de Peniche e vários parceiros tecnológicos obtiveram um financiamento de três milhões de euros para investigar tecnologia usada num projecto pioneiro de produção de energia das ondas ao largo da praia da Almagreira.

"Temos a oportunidade de a partir de 2010 aprofundar a investigação ao nível da tecnologia (de produção de energia) para as ondas de fundo juntando parceiros públicos e privados", afirmou o Presidente da câmara municipal de Peniche, António José Correia.

O projecto de investigação "SURGE" (Simple Underwarter Renewable Generation of Eletriccity - produção de energia renovável debaixo de água) envolve um investimento de cinco milhões de euros, dos quais três milhões são financiados pela Comissão Europeia, após a aprovação de uma candidatura ao Sétimo Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento.

O trabalho vai ser desenvolvido durante três anos e consiste, segundo o Presidente da Câmara, no estudo da tecnologia "Wave Roller", desde a concepção e construção do protótipo à monitorização dos dados obtidos na produção de energia.

Trata-se de um equipamento pioneiro, com pás que oscilam debaixo de água face ao movimento das ondas e que foi testado pela primeira vez a nível mundial na praia da Almagreira (Peniche), em 2007, tendo sido retirado depois da água por problemas técnicos que têm de ser mlhor estudados.

A inovação foi criada em 2007 pela empresa finlandesa AW Energy para ser comercializada e testada em Portugal pela empresa Eneólica, do Grupo Lena, durante uma primeira fase de demonstração do projecto-piloto.

O objectivo dos promotores passa por vir aí a criar na praia da Almagreira um grande parque mundial de energia das ondas e entrar numa fase de exploração comercial do projecto com uma potência instalada entre os 50 e os 100 megawatts (MW).

Em relação ao projecto de investigação, destinada a fomentar a economia ligada ao mar, abrange vários parceiros, entre os quais empresas estrangeiras ligadas às energias renováveis, Eneólica, Centro de Energia das Ondas, institutos de investigação.

Estão também envolvidos os Estaleiros Navais de Peniche, onde foi montada a tecnologia escocesa "Pelamis", um sistema que flutua à superfície sobre as ondas para produzir energia e que veio a ser instalado no Parque de Energia das Ondas da Aguçadoura, Póvoa do Varzim.

1 comentário:

Torres Vedras Web disse...

É sempre bom ver que se aproveitam as fontes de energia naturais, deveriam existir mais profectos assim.