sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sunflower - Um Consórcio que aposta nas Renováveis como via para o Crescimento Sustentável

Estudos internacionais (Ernst & Young - Renewable Energy Country Attractiveness Index 29007) colocam alguns países da Europa como tendo elevado potencial para o desenvolvimento de clusters industriais ligados às energias renováveis.

No Alentejo, movimentos recentes no domínio FER, como a construção de centrais de produção de energia, podem ser valorizados pela abertura da região aos grandes mercados internacionais.

Com esse propósito, visando potenciar o crescimento sustentável e a criação de emprego em áreas inovadoras, entre os meses de Outubro 2008 e Fevereiro 2011, a Câmara Municipal de Moura irá coordenar um Consórcio Internacional de 9 parceiros denominada SUNFLOWER.

O programa de trabalhos integra diversas acções, destacando-se, no entanto, a organização de eventos internacionais ligados ao Project-finance, ao desenvolvimento de parcerias empresariais e à investigação. Esses eventos, denominados de “Stakeholders Meetings”, serão desenvolvidos em paralelo com acções de Bench Learning - nestas, autarcas e técnicos municipais, participarão em Missões a “Casos Exemplares” no âmbito da temática “Cidades Energeticamente Sustentáveis”.

Estima-se que o desenvolvimento do projecto venha a potenciar, para 2011 e seguintes, investimentos na ordem dos 21 Milhões de Euros em Parques Científicos e Tecnológicos, e a criação de 500 novos postos de trabalho.

O consórcio, em algumas das vertentes do projecto, está receptivo à participação de terceiras entidades. Aos interessados recomenda-se uma visita ao site oficial do Consórcio SUNFLOWER.

Sem comentários: